Para alcançar esse objectivo, a Google, especialmente através do Matt Cutts, que é uma pessoa comunicativa e simpática, tenta educar os webmasters, estabelecendo um quadro normativo de referência de Search Engine Optimization, uma espécie de 10 Mandamentos.
Portanto, para salvar a nossa e a vossa alma, do sofrimento eterno no Inferno (total ausência dos resultados de pesquisa, mesmo para o nome do site), decidimos compilar um conjunto de ideias, sugestões e ensinamentos do Matt Cutts, que já foram publicados no blog do próprio, noutros blogues na sequência de entrevistas e conferências.
As Dicas SEO do Matt Cutts
- Quem vende links, deve utilizar NoFollow nesses links. Caso contrário, o Google poderá desvalorizar a reputação desse site e consequentemente o valor que passamos nos links para fora do nosso site.
- Se tiver um site em Flash, deve ter uma versão em HTML e bloquear o acesso dos crawlers à versão Flash com um robots.txt
- Utilize palavras chaves no url das páginas. Mas, não demasiadas.
- Utilize títulos únicos e descritivos para cada página. Não mais do que 5 palavras no título.
- Não compre links para aumentar o PageRank.
- Utilize um redireccionamento 302 para um redireccionamento temporario. Utilize um redireccionamento 301 para um redireccionamento permanente.
- Estes urls www.exemplo.com, exemplo.com, www.exemplo.com/index.html são 3 páginas DIFERENTES. Seleccione uma das opções e seja consistente nos links que faz para o seu domínio. Utilize um redireccionamento 301 para informar o Google da sua opção.
- Utilize ferramentas sobre palavras chaves do Adwords, Overture, Yahoo para saber quais são as palavras chaves mais populares, antes de escrever o conteúdo e título dos seus posts.
- Utilize as ALT tags para as imagens, vídeos, animações flash.
- Utilize a central do Google para Webmasters para verificar se existem problemas com o seu site. Poderá ainda consultar os seus backlinks. E indicar se prefere o seu domínio com ou sem o www.
- A utilização dum background parecido com a cor do texto, para esconder o texto, pode ser pior do que utilizar a mesma cor para o background e o texto. No segundo caso, pode ter sido erro. No primeiro caso, está indiciada a intenção de enganar os motores de busca.
- Pode utilizar a meta NoODP se não quiser que o Google utilize a descrição do DMOZ
- Não publique duma só vez centenas ou milhares de páginas, no lançamento dum site. Vale mais adicionar gradualmente essas páginas.
- O conteúdo é mais importante que a validação do código.
- O PageRank Sculpting não é proibido.
- Se pagar a um marketeer para adicionar o seu site ao Digg, não está a pagar links. Portanto, não é proibido.
- O anchor text é importante. Mas, não optimize demasiado.
- Evite excessivas trocas de links.
- Nenhuma empresa de SEO pode garantir a primeira posição em palavras chaves competitivas.
- Se um site foi banido, para que seja novamente indexado, remova todas as páginas que não cumprem os critérios de qualidade do google e submeta um pedido de re-inclusão.
- No caso dum blog, utilize plugins como o Akismet ou Math Comment Spam Protection, para evitar links nos comentários para sites com má reputação, o que poderá prejudicar o seu site.
- No Wordpress, instale um plugin SEO que faça com que o título do Post apareça antes do nome do seu blog.
- Instale o Related Posts plugin. A estrutura interna dos links num site ou blog é importante. Permite categorizar melhor o conteúdo das diferentes páginas.
- Verifique se as palavras das categorias do blog também são palavras chaves populares.
- Verifique se as datas de cada post estão visíveis.
- Utilize RSS feeds com o texto completo dos posts.
- Não utilize PayPerPost no Wordpress.
- Se quiser aparecer no Google News, utilize vários autores no seu blog.
- Verifique se o seu blog entra bem num telemóvel. Se não entrar, instale um plugin para resolver esse problema.
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