Download Grátis - Filmes - Jogos - Programas - Musicas - Apostilas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Flamengo e Grêmio no Maracanã: um confronto com muitas glórias e tragédias

 http://vitoraflael.files.wordpress.com/2009/08/fla-x-gremio.jpg

Retrospecto recente é bom, mas rubro-negros também já sofreram. Duelo de domingo será mais um capítulo

A vitória é praticamente o único resultado que interessa ao Flamengo no duelo contra o Grêmio, domingo, no Maracanã. Afinal, um empate pode acabar tirando o time da briga pelo título do Brasileirão. O retrospecto do confronto entre os times no estádio pode deixar, ao mesmo tempo, o torcedor otimista e preocupado.

Entre jogos oficiais e amistosos, foram 37 partidas no Maracanã. O Flamengo venceu 17 vezes, empatou 12 e perdeu oito. É aí que mora a preocupação rubro-negra. É que, por esses números, os rubro-negros perderam ou empataram mais vezes do que venceram.

Mas ao mesmo tempo o retrospecto recente contra o Grêmio é muito bom. A última derrota no Maracanã aconteceu em 2002. De lá para cá foram seis jogos: cinco vitórias e um empate.

A história desse confronto no Maracanã começou em 1950. Curiosamente, o Flamengo demorou seis jogos (cinco derrotas e um empate) para conseguir a primeira vitória no estádio. Somente em 1974, com um gol de Zico que o time conseguiu quebrar esse jejum. Depois disso, as coisas se equilibraram e houve até uma goleada rubro-negra em 1975 por 5 a 1, com quatro gols do ex-atacante Luisinho Lemos e um de Zico.

Os duelos no Maracanã também guardam histórias marcantes na rivalidade entre os dois clubes. Em 1982, houve o primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro: empate em 1 a 1 – o Flamengo foi campeão no terceiro jogo em Porto Alegre. Em 1985, os rubro-negros venceram o primeiro turno do brasileiro, por 1 a 0 com gol de Marquinho.

Mas nem tudo são flores. Pelas quartas de final do Brasileiro de 1988, o rubro-Negro perdeu por 1 a 0 dentro do Maracanã, gol de Cuca - o primeiro jogo em Porto Alegre foi 0 a 0. No mesmo ano, o Flamengo empatou por 2 a 2 com o rival na semifinal da Copa do Brasil - e foi eliminado ao perder em Porto Alegre por 6 a 1 na partida de vola.

O Grêmio voltou a aprontar em 1997 e foi campeão da Copa do Brasil em pleno Maracanã com um empate por 2 a 2. Como o jogo em Porto Alegre havia acabado em 0 a 0, os gaúchos conquistaram o título pelos gols marcados fora de casa.

No próximo domingo, mais um capítulo desse duelo será escrito. Com uma vitória, o Flamengo já é campeão do Brasileirão. Se empatar, ele precisa torcer para que Internacional e Palmeiras não vençam as suas partidas (respectivamente contra Santo André, no Beira-Rio, e Botafogo, no Engenhão); e para que o São Paulo vença o Sport, no Morumbi, por uma diferença de até dois gols.

Copie essa postagem para seu Blog ou Site:

Artigos Relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

©2009 x 2010 - Design by - LukDesign - Downloads Grátis