Download Grátis - Filmes - Jogos - Programas - Musicas - Apostilas

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Corpo de Zilda Arns deve deixar o Haiti até esta sexta, prevê família

Foto: Reprodução/TV Globo

Zilda Arns era médica pediatra e morreu em terremoto no Haiti (Foto: Reprodução/TV Globo)

A expectativa da família é de que seja liberado e deixe o Haiti até esta sexta-feira (15) o corpo da médica Zilda Arns Neumann, coordenadora internacional da Pastoral da Criança que morreu durante o terremoto de magnitude 7 que atingiu o país na terça-feira (12).

Relembre a trajetória de Zilda Arns

Terremoto no Haiti: Cobertura completa

Por telefone, Caroline Arns, filha do sobrinho de Zilda, o senador Flávio Arns (PSDB-PR), disse ao G1 que conversou com o pai por volta da meia-noite da quarta-feira (13), e que ele disse que ainda não há autorização oficial para liberar o corpo de Zilda, que está na base do exército brasileiro no Haiti.

A previsão é de que a liberação ocorra entre hoje e amanhã e o corpo seja trazido em invólucro lacrado para Brasília, onde será preparado para o funeral.

“A expectativa dele (Flávio Arns) era de que conseguissem trazer o corpo ainda hoje, mas o processo é demorado e pode ser que o avião só saia de lá amanhã. Mas eles estão fazendo todo o esforço para trazê-la o quanto antes”, afirmou.
 
  • Aspas “Ele está muito emocionado, chocado, abaladíssimo como a gente nunca viu igual. Ele falou que há muitos corpos nas ruas, muito mais do que a gente imagina"

O velório de Zilda Arns deverá acontecer no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

“A intenção inicial era de que o funeral fosse realizado na Pastoral da Criança, mas a família optou pelo Palácio porque o acesso é mais fácil e temos muitas líderes idosas da Pastoral que devem comparecer”, afirmou.

Segundo Caroline, a informação dada por seu pai é a de que o corpo de Zilda está praticamente intacto, apenas com um ferimento na cabeça. O senador Arns disse ainda à filha que Zilda teria morrido na hora, e que seu corpo não chegou a ficar desaparecido nos escombros.

“Ela havia terminado uma palestra para 150 religiosos e estava dentro de uma igreja quando o terremoto começou e os escombros caíram. Ela morreu na hora e não chegou a ficar soterrada”, disse Caroline, que disse que a informação é de que pelo menos 15 padres que estavam no local morreram.

Quem encontrou o corpo de Zilda, segundo Caroline, foi a embaixatriz Roseana Teresa Aben-Athar, mulher do embaixador do Brasil no Hati, segundo Caroline. “A esposa do embaixador tinha encontrado com a tia Zilda minutos antes do tremor . Logo depois que o terremoto começou, ela correu para a Igreja preocupada com a tia Zilda e já a encontrou morta”, relata. “Ficamos emocionados ao ver que, mesmo ela estando em um país distante, as pessoas se preocupavam”, diz.

Chocado
O senador, segundo Caroline, estava muito chocado e emocionado quanto conversou com ela por telefone.

“Ele está muito emocionado, chocado, abaladíssimo como a gente nunca viu igual. Ele falou que há muitos corpos nas ruas, muito mais do que a gente imagina. Muitos hospitais foram destruídos e muitos médicos morreram, muitas enfermeiras morreram. Ele me disse que nunca na vida dele imaginou ver uma imagem desse jeito", afirmou.

O gabinete do senador Flávio Arns divulgou, na manhã desta quinta nota lamentando a perda da médica. De acordo com a nota, o senador desembarcava em Brasília quando foi informado da morte de Zilda, deslocando-se imediatamente para a base aérea, de onde partiu para o Haiti, junto com a comitiva de autoridades brasileiras que viajaram ao país.

"Além de familiar, Zilda Arns representava um modelo de cidadania para os brasileiros, que sobreviverá na memória de todos e, mais especificamente, nas voluntárias da Pastoral da Criança.

Tia Zilda, como era chamada pelos familiares, transportou para a vida os princípios de ética e amor ao próximo assimilados no seio da família, exemplificados até seu momento final, em missão humanitária no Haiti".
Copie essa postagem para seu Blog ou Site:

Artigos Relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

©2009 x 2010 - Design by - LukDesign - Downloads Grátis